27/08/07

Linda Martini

Com umas semanitas de atraso, mas aqui está o meu parecer =)
Apesar de ja terem lançado o album Olhos de Mongol no verão de 2006, a banda portuguesa Linda Martini tem passado despercebida aos olhos de alguns, mas de certeza que tal não aconteceu nesta 15ª edição do Festival Paredes de Coura. Desde o ínicio que ficou bem claro que a banda ia apostar forte na actuação, talvez por serem a banda de abertura do último dia, ou talvez por ser um privilégio tocar no palco do festival mais alternativo de portugal, por onde grandes nomes ja passaram. Não parecendo minimamente incomodados com o mau tempo que até então se havia sentido, os Linda Martini tocaram com intensidade e garra, fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade da banda, (apesar de ser uma ignorante em matéria musical) e posso afirmar com convicção que tocaram brutalmente bem. Não houve pontos baixos na actuação e depois deste concerto, os Linda Martini merecem mesmo que comprem o Olhos de Mongol. Fiquei arrepiada e surpreendida com esta banda que afinal de contas, sempre tem aquele cheirinho de rock progressivo que tanto me agrada. Não podendo deixar de referir a música com que acabaram o concerto, só tenho pena de ainda nao haver imagens no youtube, mas prometo que assim que houver, vão estar aqui coladinhas. Não consegui encontrar o último tema mas deixo-vos com a letra (que atenção, não é deles) e de um vídeo de Amor Combate destes meninos (e menina) que na minha opinião, constituem uma das melhores bandas nacionais que se surgiram nos últimos tempos.
Adeus tristeza, até depois
chamo-te triste porque senti que entre os dois
já não há mais pra fazer ou conversar
chegou a hora de acabar.



E já agora, não custa nada ir ao myspace da banda...=)
http://www.myspace.com/lindamartini
pL.

22/08/07

Apressa-te tempo...


Estou exausta.
Sinto-me desprogramada, quase incapaz de pensar por mim própria. Quando estou cansada dói-me a cabeça e fica tudo branco, entro em modo autómato e saio do modo criativo. As pessoas pedem-me a toda a hora pra lhes fazer coisas, "faz-me isto e aquilo", mas nem com disposição pra criar eu ando. Em tempos idos, não via a hora de chegar a casa para começar a trabalhar, repleta de adrenalina nas veias, só por alguém querer e gostar do que faço. Trabalhava a noite toda, noites a fio só com o barulho do mar lá fora e as osgas a espreitar do lado de fora da janela do meu quarto. Agora levo semanas a fazer uma pulseira de tornozelo...(para os mais leigos, é só enfiar as missangas no fio e meter uma merdinha pendurada) mas não é preguiça...sabem que só a tenho na escola... :)
Um amigo há tempos disse-me "és boa pessoa mas falta-te pulso, deixas os outros pisarem-te". Acho que tens razão, mas não neste sentido, gosto de agradar. Bem, se calhar até sou um bocadinho servil demais às vezes, até porque como já me disseram "nunca deves mostrar a alguém que gostas demais dessa pessoa". Isso faz-me confusão, se gostamos de alguém devemos mostrá-lo, certo? Bem se rebuscar nos meus conhecimentos de psicologices, até faz sentido, há quem goste da luta, há quem goste de não ter as coisas facilitadas, e por outro lado, há quem não goste de nós e se percebem que há amor na costa, põe-se a milhas num piscar de olhos.
Ultimamente ando a adormecer em todo o lado, várias vezes acordo no comboio e dou por mim em Tavira ou noutras localidades bem remotas. Várias vezes esperei que a minha mãe me fosse buscar a uma qualquer tasca à beira da estrada, repleta de cheiro a vinho, porque adormeci e fui parar a cascos de rolha. Mal acordo solto um "MERDA!!" bem alto esquecendo-me que está mais gente ao lado, e toca de esperar por outro comboio para voltar 20km pra trás (às vezes mais). Também tenho adormecido sentada ao computador, e por vezes deixo as pessoas a falar sozinhas...desculpem...lol... Que narcoléptica! Já dizia James Murphy, "but i'm never as tired as when i'm waking up"...e o resto não interessa (não fosse por frases como «i'm sure what we would do, run outside and fuck someone, to show it didn't mean a thing» até espetava aqui com a música :D). Como é possível dormir 8 horas e não descansar, nem cabeça nem corpo? Alguém me explica?
Preciso de dormir mais se calhar, ou apenas de me deitar no sofá a ver televisão, (sim AQUELE sofá pop art, também conhecido como caixote almofadado, mas também, já qualquer um me serve) nem que seja a ver a floribella e as suas maminhas novas (LOL tinha k dizer!!!!!)... também preciso de não trabalhar 7 dias por semana.
Não tenho pintado muito, por vezes começo e não acabo...mas no geral ando mais satisfeita com o meu trabalho, sei a quem o devo ;) Já tenho saudades de irritar a minha mãe ao esburacar a parede com o black&decker, a fazer mais um furo pra por mais uma tela.
Nunca mais chega Outubro, estou farta destes nervos de saber se entro ou não, ando permanentemente com a barriguinha gelada e estou farta de me estafar pra viver mais confortavelmente uma vida que ainda nem sei se vou ter. E se chega a hora e fica tudo na mesma?Não estou pronta para ser a Drª Lara, não quero ser psicóloga...gosto de malucos mas dispenso aturá-los.
Precisava era de uma familia que me apoiasse, de umas palavras ou de uns gestos que mostrem que têm orgulho em mim, mas na falta disso, tenho os amigos que estão mais sorridentes por mim do que eu tenho andado. Desculpa primo, já me esquecia de ti, "primita és a maior" :) essa conta...
Mas sabem, no fundo ainda me consigo rir só por vislumbrar de relance o que espero que esteja para vir. Colegas, amigos, aulas, independência... e uma mesa de cabeceira prestes a ser fabricada com caixas de ovos =)
Esta semana fui à Singer e comprei uma máquina de costura novinha em folha, a melhor que lá estava, e ao contrário do que pensava, não desatei a fazer tudo o que tinha desenhado nos últimos tempos. A muito custo fiz um bolero pra mim (por bolero entenda-se um simulacro de casaco com aproximadamente três palmos de largura, também conhecido no mundo masculino como tapa-ombros, uma das poucas reminiscências dos 80's, mas sem os chumaços e a pele de leopardo). Depois de um dia de trabalho, carreguei com aquilo a pé e no comboio e até casa, e tive até as 2 da manhã a tentar decifrar o funcionamento do espécimen (visto só saber funcionar com o fóssil da minha avózinha), mas la me saiu o casaco jeitoso e melhor que de compra, feito com um pouco dos dois metros de puro algodão branquinho, que comprei por 25 cêntimos nos retalhos do pagapouco =) Viva as peças de tecido com defeito!!
Foi das poucas coisas que me fez sorrir nos último tempos, a primeira peça feita por mim na íntegra, sabe bem melhor do que alinhavar e ainda ter que pagar 20€ para uma costureira a fazer...velhinhas xulas.
Prometo que esta semana vou tentar fazer as coisas que me têm pedido, vou pensar em outubro com optimismo e sorrir motivada.
Dizem que a vida é feita de ciclos, pois olhem, sinto-me no meio de um neste momento, e este turbilhão mais parece o interior de uma máquina de lavar, num daqueles ciclos para lavar os tapetes que têm nódoas difíceis, nomeadamente as de chichi de gato...MAU ÓSCAR!! (clarificando -> torce, espreme, agita com violência...lol). Nunca mais chega a hora de estender a roupa ao fresco, de preferência com vista pra serra!! =)
Chega de metáforas têxteis...lol "Alguém espanque esta mulher!!!!!!!"
Voltei a cortar o cabelo, mais um ciclo, três anos depois, o corte amelie poulain está de volta nesta cabeça despassarada, chamem-me plagiadora ou cliché, quero lá saber, gosto assim =) Se dida aqui estivesse diria que pareço gente da mais fina flor do entulho (não necessita clarificações...lol).
Mesmo assim, dizem que pareço aquelas pessoas que quando caem riem as gargalhadas delas próprias, mesmo estendidas no chão a sangrar, estou mal, mas volta e meia ainda consigo partir a loiça toda! Por acaso no outro dia até parti dois copos...
Bem vou-me deixar de lamúrias, vou jantar com uma grande amiga =)
beijos e abraços a todos =)

p.s. Para quem estiver a pensar no porquê deste post disparatado, ele é a resposta aqueles que me têm perguntado "onde te meteste?!" "por onde andas?" "estás viva?"...estou aqui, só preciso é que puxem por mim um bocadinho!

pL.

09/08/07

Ares da serra

Este fim-de-semana fui à Covilhã dar uma mirada no que espero ser a minha futura casa pelos próximos três anos, e escusado será dizer que as memórias que tinha daquela cidade não eram nenhum delírio de uma noite de copos. A covilhã continua linda. Gostava de poder dizer que descansei bastante, mas não o fiz. Vi imensos apartamentos e o pior é que as ruas/avenidas são quase todas de inclinação praticamente vertical, o que tornou os meus "giros" em autênticas escaladas sob um calor abrasador que rondava os 42º ao sol. Mas como quem corre por gosto não cansa e o orçamento era apertado, resolvi armar-me em turista e mandar o taxi passear (literalmente) e fiz tudinho a pé...O único hotel com vagas era um bocadinho longe da universidade mas ficava só a 10min a pé do centro, no topo de mais uma inclinadíssima colina, mas com uma vista espetacular. A vista da varanda do meu quarto era de tirar a respiração e o quarto era excelente...mas também paguei uma pipa...(já percebo porque só havia vagas nesse). Fez-me bem estar sozinha, ter o primeiro-fim-de semana livre em alguns anos e poder fazer o que queria ao meu próprio ritmo. Pronto quem me conhece já deve tar a imaginar que me perdi dezenas de vezes, e perdi-me!! Mas por falta de perguntar não foi, mas certas vezes mais parecia que estava naquele sketch do gato fedorento dos alentejanos a darem indicações, e em certa altura recordo-me de passar umas 3 horas à procura de uma rua do rodrigo e mais 1.30h à procura de um certo café denominado Marinel. Correcção! Mari-Nel...cuja empregada de balcão (brasileira claro) estava a ser claramente asseadiada por 5 tasqueiros e parecia estar a gostar. É bem. A viagem para cima foi uma merda e a viagem para baixo foi ainda pior, mas a estadia superou-se. Os apartamentos no geral eram velhos, correcção, rústicos (lol) mas eram baratíssimos, rondando os 100€ e os 125€. Após muito andar e subir escadas de inúmeros prédios de 5 andares SEM elevador, encontrei um que gostava razoavalmente. Gaz canalizado, dois elevadores, internet, tv cabo, quarto sem mobília centenária e não ficava no cú de judas nem no topo de uma avenida enorme a 80% de inclinação como a maioria dos que vi, mas sim por cima de um centro comercial no centro, a 5 min da universidade, jardim à porta e transportes!!
Vou morar (se tudo correr bem) com dois rapazes e mais uma rapariga na linda cidade de covilhã =)
Para quem está curioso para ver do que estou a falar, aqui vão algumas fotos...disfrutem, e vão-me visitar!
beijocas
pL.










03/08/07

Jukebox

"A música Indie, frequentemente abreviada como Indie de Independente, é um termo originalmente usado para descrever géneros, estilos e outros atributos culturais da música sendo caracterizada pela sua independência das companhias discográficas mais comerciais e pela sua abordagem autónoma ao modo como escolhem gravar, editar e apresentar a sua música ao público. Desde que surgiu, este termo tem ganho popularidade, e é actualmente utilizado para descrever aquelas bandas cuja música se distancia do considerado comercial/mainstream. Deste modo, não será menos correcto usar esta expressão como um sinónimo de música alternativa ou underground. Indie Rock e Indie Pop são talvez os géneros mais comuns que se inserem neste estilo de som. A diferença entre estes dois não é fácil de estabelecer, uma vez que ambos os géneros usam uma instrumentalidade semelhante, porém, as opiniões a respeito das suas diferenças tem dividido muitas opiniões e não só, existem também os que não concordam com a colocação de um autocolante na testa das bandas. Mesmo assim, existem bandas que claramente pesam mais para um lado, como é o exemplo dos belíssimos Smiths no indie pop".

A pedido de diversas pessoas, aqui estão as ligações para as músicas. Peço desculpa ainda não ter um leitorzinho, mas está a caminho, assim que aprender como se faz...lol...Se alguém eventualmente souber como, agradecia imenso que mo ensinassem =)

A - 1: Just Like Honey
B - 2: Teen Age Riot
C - 3: Wail
D - 4: Gigantic
E - 5: I am a Scientist
F - 6: Freak Scene
G - 7: Summer Babe
H - 8: Black History Month
J - 9: Bigmouth Strikes Again
K - 10: Have You Forgotten

Gostava de por muitas outras bandas, e mais músicas das bandas que aqui estão, mas as minhas mariquices estéticas não me deixaram trespassar os limites da minha Jukebox pequenina...lol Para os fãs incondicionais de certas bandas que aqui estão, peço desculpa não ter posto todas as músicas que sugeriram...fica para a próxima semana, Smells like indie: a sequela =)

Resta-me despedir-me, disfrutem!!

Abraços e beijinhos

pL.