23/05/07

Monstra em Lisboa

Monstra 2007 - Festival de Cinema de Animação de Lisboa

Tendo a Rússia como país-tema e oito filmes em competição, o festival Monstra voltou esta segunda-feira a Lisboa com algum do melhor cinema de animação mundial. A abrir a noite no Teatro Maria Matos e apresentada por Eduard Nazarov, foi projectada uma retrospectiva do mestre Fyodor Khytruk, com algumas curtas como The Story of the Crime (1962) e The Man in the Frame (1966). Em competição vão estar as longas metragens "Fimfarum 2" (República Checa), "Hair High" (EUA), "The Christies" (Reino-Unido), "Paprika" (Japão), "One night in one city" (República Checa), "The district" (Hungria), "Among the thorns" (Suécia) e "Snow white - the sequel" (França, Bélgica, Grã-Bretanha).
Em entrevista à angência Lusa, o director do festival, Fernando Galrito justifica a inexistência de filmes portugueses em competição este ano com a escassa produção de longas-metragens nacionais, realçando ainda que o facto da Rússia ser "um dos países que têm a produção mais rica em termos de cinema de animação", constituiu um dos motivos principais para a sua escolha como país-tema.
A propósito da exibição de uma retrospectiva de cinema russo em Lisboa, vão estar vários realizadores russos para apresentar os seus filmes e dirigir algumas aulas de cinema de animação. Entre os presentes encontram-se Alexander Petrov, Valentin Telegin e Michael Aldashin. Para esta sexta edição, a organização espera duplicar o número de espectadores do festival, passando dos 2.500 espectadores do ano passado para os cinco mil.
A projecção dos filmes escolhidos e dos workshops a realizar nos 7 dias do festival, vão ter lugar no Teatro Maria Matos e nos cinemas King, para mais informações, podes consultar o programa online em www.teatromariamatos.egeac.pt.

Sem comentários: